GOVERNO FEDERAL - MAIS DE 3,1 MIL MUNICÍPIOS JÁ UTILIZAM SISTEMA DE COMPRAS DO GOVERNO FEDERAL

Mais de 3,1 mil municípios brasileiros já utilizam o Compras.gov.br, sistema do governo federal que facilita o processo de aquisições para gestores públicos. A adesão dessas cidades foi impulsionada a partir de 2019, quando passou a vigorar recomendação para uso do pregão eletrônico na utilização dos recursos de Transferências da União, medida estabelecida pelo Decreto nº 10.024/2019. Desde então, cerca de dois mil municípios aderiram ao sistema, segundo dados do Painel de Municípios divulgados pelo Ministério da Economia (ME) nesta segunda-feira (4/4).

“Nosso sistema está disponível gratuitamente para as cidades realizarem seus processos de compras. Dessa forma, estamos simplificando o trabalho dos prefeitos”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade. “Ao utilizar o Compras.gov.br, acaba a necessidade de gastos com soluções pagas, que geram custos desnecessários. Estamos trabalhando na transformação digital do sistema também para atender os gestores municipais e os diversos empresários locais que vão poder participar dessas licitações”, complementa.

A política do governo federal de democratizar o uso do Compras.gov.br está beneficiando diretamente mais de 80% da população brasileira que é atendida nesses mais de 3,1 mil municípios. “As compras públicas são a base de melhores serviços públicos. Esse dado revela como esta iniciativa do ministério já está impactando diretamente a população”, ressalta o secretário especial. Somente nos 12 últimos meses, foram realizados 33.363 pregões, o que representa, em média, 92 pregões por dia. 

No Painel de Municípios é possível analisar também a adesão de cidades por estado. Minas Gerais, por exemplo – que  é o estado com mais cidades no Brasil –, já possui mais da metade de seus municípios utilizando o Compras.gov.br. Estão cadastradas no sistema 492 das 853 existentes. Rondônia e Acre também se destacam, com a totalidade das cidades já utilizando o sistema. A região Norte é a que mais possui municípios usando o Compras.gov.br: são cerca de 78%.

A maior cidade do Brasil é a que mais realiza pregões no Compras.gov.br. São Paulo já efetuou mais de dois mil pregões nos últimos 12 meses. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com quase mil pregões no período. 

INFORMATIVOS

  • Fundeb: CNM alerta que mais de 1.500 Municípios ainda não se habilitaram para o cálculo do VAAT 2025

    Saiba mais ...
  • Municípios em foco: CNM e a Reforma tributária lança mais um vídeo; confira as dicas sobre regimes específicos gerais

    Saiba mais ...
  • Adesão ao PNLD: secretarias de educação e institutos federais têm até 30 de abril para solicitar livros ou atualizar registro

    Saiba mais ...
  • Municípios devem elaborar o Plano Anual de Aplicação de Recursos da PNAB até 31 de maio

    Saiba mais ...
  • Tesouro Nacional - Nota à Imprensa

    Saiba mais ...
  • Sistema AUDESP – Fase V – Remessa eletrônica de informações relativas à celebração de Contratos de Gestão, Termos de Parceria, Convênios e Termos de Colaboração e Fomento.

    Saiba mais ...
  • Liberação do módulo de Admissão de Pessoal na Fase III – Atos de Pessoal – Piloto de testes

    Saiba mais ...
  • Municípios passam a ter canal de comunicação exclusivo da NFS-e

    Saiba mais ...
  • Sistema de Gestão do PNAE tem novo módulo para cadastro de Conselheiros da Alimentação Escolar

    Saiba mais ...
  • Gestão ambiental: prazo para preenchimento do Sinir termina dia 30 de abril

    Saiba mais ...
  • Retificação do Comunicado Audesp nº 13/2024

    Saiba mais ...
  • CNM apresenta proposta para previdência e desoneração da folha de pagamento dos Municípios

    Saiba mais ...
  • Novo Sistema de Prestação de Contas do Fnas será disponibilizado este ano

    Saiba mais ...
  • CNM esclarece consultas recentemente emitidas pela RFB sobre Imposto de Renda

    Saiba mais ...
  • FNDE adota Protocolo Digital exclusivo para recebimento de correspondências e documentos

    Saiba mais ...