CNM disponibiliza atendimento técnico para orientação aos participantes do segundo Congresso Nacional de Contabilidade Municipal
A Contabilidade como ciência da informação financeira é responsável pelo registro de todos os atos e fatos que provocam alteração no patrimônio. Especialmente no setor público, onde a administração governamental precisa seguir rigorosamente princípios e mandamentos legais, as alterações patrimoniais advêm de diversos ramos e setores distintos, devido à gama de possibilidades arrecadatórias e de execução de despesa possíveis, todas essas em função da natureza de ofertar e servir bens e serviços a sociedade.
Pensando na complexidade envolvida e na grande especificidade que cada Município possui, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) irá ofertar para os participantes que estiveram no 2º Congresso de Contabilidade Municipal um espaço para orientações e trocas com os técnicos da entidade das áreas finalísticas de Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura.
O Congresso será realizado entre os dias 10 e 12 de julho, na sede da CNM, em Brasília. Os técnicos irão se dividir em turnos durante todo o evento e não será necessária a inscrição prévia para realizar os atendimentos. Basta ao participante trazer sua dúvida, sugestão ou crítica e aproveitar ainda mais o Congresso interagindo com outras áreas da Confederação.
A entidade municipalista entende que na contabilidade aplicada ao setor público um dos maiores desafios é espelhar adequadamente cada fenômeno setorial e servir de base para o processo de prestação de contas e responsabilização, assim como a tomada de decisão de cada desses gestores públicos setoriais.
Mas, para que isso ocorra de forma mais efetiva, o contador precisa também acessar uma variedade de normas específicas de cada uma das áreas e interpretar os fenômenos tendo por base o ramo da contabilidade pública em conjunto com a política pública específica.
Faça a sua inscrição aqui.
Da Agência CNM de Notícias
INFORMATIVOS
-
STN esclarece questionamentos da CNM acerca do tratamento contábil e fiscal da Lei do Descongela
Saiba mais ... -
Comunicado Audesp 24/2026: Emendas Parlamentares – balancete contábil de abril de 2026
Saiba mais ... -
Comunicado GP Nº 18/2026 - Orientações relativas à Fase V – Repasses Públicos ao Terceiro Setor
Saiba mais ... -
CNM alerta sobre mudanças na classificação de fontes e códigos da Matriz de Saldos Contábeis na educação
Saiba mais ... -
TCESP recomenda participação de municípios paulistas em evento sobre equidade no VAAR/FUNDEB
Saiba mais ... -
TCESP cobra prestação de contas de repasses ao Terceiro Setor referentes a 2025
Saiba mais ... -
TCESP lança 2º Diagnóstico da Aderência ao Sistema Audesp Fase 5
Saiba mais ... -
Comunicado SDG Nº 17/2026 (Modelo de Declaração para Certidão para fins de operação de créditos – Art – 167- A CF/88)
Saiba mais ... -
Comunicado SDG nº 18/2026 - Levantamento nacional acerca das políticas públicas voltadas à primeira infância
Saiba mais ... -
Comunicado Conjunto GP/SDG n° 03/2026 - Programa Nacional da Transparência Pública
Saiba mais ... -
Comunicado Audesp 19/2026 - Publicação dos XSDs cadastro emendas parlamentares
Saiba mais ... -
TCE recomenda providências administrativas na aplicação de emendas parlamentares locais
Saiba mais ... -
TCESP lança nova cartilha sobre investimentos e diretrizes para os RPPS
Saiba mais ... -
SDG 06/2026 - Questionário – Licitações e Contratos (IRALC 2026)
Saiba mais ... -
TCE altera prazo para envio de dados cadastrais relativos ao RPPS
Saiba mais ...