Atenção: CNM não solicita código de verificação por SMS; fique atento a tentativas de golpes

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais sobre a atenção ao receberem mensagens de textos pelo celular solicitando códigos e senhas, pois a entidade municipalista não faz esse tipo de pedido às prefeituras. A entidade recebeu algumas ligações de gestores municipais relatando o problema. Por se tratar de conduta criminosa, os gestores devem registrar boletins de ocorrência assim que o golpe ocorrer.

Assim como esta espécie de golpe, a CNM ressalta que os Municípios precisam ter atenção também aos golpes usando boletos falsos e se utilizando de nomes de bancos públicos. Destaca-se que, em muitos casos, há o uso de engenharia social nos golpes. Os criminosos, geralmente por telefone ou links falsos, conseguem pegar informações e, com isso, ter acesso às contas. É preciso ter muita atenção, pois, nesses casos, dificilmente ocorre o ressarcimento de valores. Isto só ocorre, segundo os bancos, quando encontram alguma falha ou fragilidade no sistema. 

A CNM acompanha a situação dos Entes envolvidos e destaca que os gestores precisam seguir algumas medidas de segurança. A entidade alerta para a necessidade de os gestores não disponibilizarem senhas ou códigos enviados ao celular por SMS. Portanto, gestor municipal, fique atento. Ao disponibilizar códigos ou senhas enviados ao celular, o número pode ser clonado e alguns dados roubados.

Da Agência CNM de Notícias

Fonte: https://cnm.org.br/comunicacao/noticias/atencao-cnm-nao-solicita-codigo-de-verificacao-por-sms-fique-atento-a-tentativas-de-golpes

INFORMATIVOS

  • Gestão de acesso às creches

    Saiba mais ...
  • Revogação do Comunicado Audesp 23/2025

    Saiba mais ...
  • Aposentadorias não informadas no Cadastro de Aposentados - Fase III do Sistema Audesp

    Saiba mais ...
  • Indisponibilidade Programada do Sistema e-TCESP - Processo Eletrônico - 19/04/2025

    Saiba mais ...
  • Recomendação sobre medidas preventivas contra queimadas

    Saiba mais ...
  • Ciclo de Debates em Franca e Batatais

    Saiba mais ...
  • Situação de entrega da Fase V - Repasses ao Terceiro Setor

    Saiba mais ...
  • Levantamento dos Planos de Carreira e Remuneração do Magistério Público

    Saiba mais ...
  • LISTA DE REPRESENTAÇÕES COM MEDIDAS CAUTELARES SUBMETIDAS AO TRIBUNAL PLENO

    Saiba mais ...
  • Esclarecimento sobre o Demonstrativo da Projeção Atuarial - RPPS

    Saiba mais ...
  • Indisponibilidade Programada do Sistema Audesp - 12/04/2025

    Saiba mais ...
  • CUMPRIMENTO DA DELIBERAÇÃO CONTIDA NA ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL Nº 854/DF

    Saiba mais ...
  • Errata - Calendário de Obrigações do Sistema Audesp - vencimento em12/04

    Saiba mais ...
  • Contratos Administrativos relativo a obras e serviços de engenharia que devem ser atualizados na Fase IV do Sistema Audesp

    Saiba mais ...
  • Entidades proibidas de novos repasses

    Saiba mais ...