Saiba como foram as oficinas no terceiro dia do 19º Fórum da Undime Nacional

Prestação de contas, aplicação de recursos nas escolas e obras foram os temas abordados nos painéis.

O terceiro dia da 19° edição do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação contou com oficinas ministradas por servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para apresentar e explicar em detalhes os programas da autarquia.

O primeiro painel do dia foi voltado para explicar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC). Karine Santos, coordenadora-geral de Desenvolvimento e Melhoria da Escola, apresentou o PDDE e mostrou a versatilidade do seu uso dentro das escolas. “O PDDE é um programa extremamente dinâmico que nos deu a possibilidade de, como Governo Federal, usar seus moldes operantes em ações emergenciais de proteção contra a violência das escolas e proteger nossos alunos, após os recentes acontecimentos no país.”

Cristiane Tavares, chefe da Divisão de Análise Financeira de Prestação de Contas de Programas Educacionais, apresentou no painel a necessidade de se ter uma atenção extra no momento de entrega dos documentos. “Os documentos estão interligados, existe uma ordem exata no momento de subir os arquivos para o sistema e é preciso que os gestores verifiquem essa ordem para que não tenham problemas no lançamento da prestação de contas.”

Na apresentação da tarde, a diretora de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais, Flávia Schmidt, apresentou o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica e sobre como os municípios que tiverem interesse na repactuação devem agir. “Estamos aqui hoje para esclarecer ainda mais sobre o Pacto Nacional e sobre os passos que os gestores devem seguir para que possamos atingir o máximo possível das 3.599 obras paralisadas ou inacabadas no país e gerar quase 450 mil novas vagas e novas infraestruturas escolares.”

Durante todo o dia, técnicos do FNDE continuaram o atendimento dos participantes do evento e apresentaram o novo canal de atendimento do FNDE, o Balcão Virtual, que inicialmente está voltado exclusivamente para atender as demandas relacionadas às obras inacabadas e paralisadas pertencentes ao Pacto. Para os entes que tenham interesse em realizar o agendamento do atendimento virtual, basta acessar aqui.

Fonte: https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/saiba-como-foram-as-oficinas-no-terceiro-dia-do-19o-forum-da-undime-nacional

INFORMATIVOS

  • Fundeb: CNM alerta que mais de 1.500 Municípios ainda não se habilitaram para o cálculo do VAAT 2025

    Saiba mais ...
  • Municípios em foco: CNM e a Reforma tributária lança mais um vídeo; confira as dicas sobre regimes específicos gerais

    Saiba mais ...
  • Adesão ao PNLD: secretarias de educação e institutos federais têm até 30 de abril para solicitar livros ou atualizar registro

    Saiba mais ...
  • Municípios devem elaborar o Plano Anual de Aplicação de Recursos da PNAB até 31 de maio

    Saiba mais ...
  • Tesouro Nacional - Nota à Imprensa

    Saiba mais ...
  • Sistema AUDESP – Fase V – Remessa eletrônica de informações relativas à celebração de Contratos de Gestão, Termos de Parceria, Convênios e Termos de Colaboração e Fomento.

    Saiba mais ...
  • Liberação do módulo de Admissão de Pessoal na Fase III – Atos de Pessoal – Piloto de testes

    Saiba mais ...
  • Municípios passam a ter canal de comunicação exclusivo da NFS-e

    Saiba mais ...
  • Sistema de Gestão do PNAE tem novo módulo para cadastro de Conselheiros da Alimentação Escolar

    Saiba mais ...
  • Gestão ambiental: prazo para preenchimento do Sinir termina dia 30 de abril

    Saiba mais ...
  • Retificação do Comunicado Audesp nº 13/2024

    Saiba mais ...
  • CNM apresenta proposta para previdência e desoneração da folha de pagamento dos Municípios

    Saiba mais ...
  • Novo Sistema de Prestação de Contas do Fnas será disponibilizado este ano

    Saiba mais ...
  • CNM esclarece consultas recentemente emitidas pela RFB sobre Imposto de Renda

    Saiba mais ...
  • FNDE adota Protocolo Digital exclusivo para recebimento de correspondências e documentos

    Saiba mais ...