CNM - BASE DE MUNICÍPIOS QUE INTEGRAM REGIÕES METROPOLITANAS É ATUALIZADA

A base de recortes territoriais referentes a Municípios em Regiões Metropolitanas (RM), Regiões Integradas de Desenvolvimento (Rides) e Aglomerações Urbanas foi revisada. Com a atualização, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi constatado o aumento considerável de Municípios incluídos em Regiões Metropolitanas, totalizando 74.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a criação de regiões metropolitanas cabe aos Estados, por meio da aprovação de lei complementar na respectiva Assembleia Legislativa do Estado. Destaca-se que a inserção dos Municípios é compulsória, considerando os critérios estaduais em conformidade ao Estatuto da Metrópole. Já a criação das Rides cabe à União, conforme as diretrizes da Constituição Federal.

Na atualização, notou-se mudanças na inclusão de municipalidades em regiões metropolitanas da Unidade Federativa de Pernambuco. Isso porque a Assembleia Estadual de Pernambuco (PE) aprovou da Lei Complementar 426/2020, autorizando a retirada do Município de Goiana da Região Metropolitana de Recife. Com a mudança, o Município foi incluído na Região de Desenvolvimento Mata Norte. Sendo assim, a Região Metropolitana de Recife foi reduzida a 14 Municípios.

O Estado com maior número de Regiões Metropolitanas é a Paraíba, com 12 Municípios. Em seguida vêm Santa Catarina, com 11 Municípios; Alagoas, com 9 Municípios; e Paraná, com 8 Municípios. Além disso, o país conta com cinco Aglomerações Urbanas, sendo três no Estado de São Paulo e duas no Rio Grande do Sul. Já no recorte territorial das Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDEs) brasileiras e das demais Regiões Metropolitanas não houve alterações.

Região do Semiárido
Devido às condições climáticas, a Região do Semiárido recebe tratamento específico de acordo com a Resolução 115/2017. A região é composta por 1.262 Municípios, sendo que os Estados com maior quantitativo de Municípios são Bahia com 278 Municípios; seguido de Paraíba com 194 Municípios. Logo após vem o Piauí com 185 localidades; Ceará com 175 Municípios; Rio Grande do Norte, com 147 Municípios; e Pernambuco com 123 Municípios.

Integram também a região semiárida os Municípios nordestinos dos Estados do Maranhão, Alagoas e Sergipe. O único Estado que não está na Região Nordeste e possui Municípios que integram a região semiárida é Minas Gerais, com 91 Municípios.

A CNM lembra os gestores de Municípios incluídos em Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas que a legislação federal que instituiu o Estatuto da Metrópole incide sobre as cidades das regiões. Dessa forma, cabe a esses Municípios adequarem o planejamento e a gestão do território de forma cooperada com os Estados. Assim, Municípios e Estados são obrigados a elaborar um Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e gerir de forma cooperada os serviços urbanos comuns.

Com o objetivo de orientar os gestores municipais, a CNM disponibiliza conteúdos específicos sobre planejamento e gestão metropolitana considerando a aprovação do Estatuto da Metrópole e suas conexões com o Estatuto da Cidade e o plano diretor. Entre as publicações, está a cartilha Os desafios de atender às exigências do Estatuto da Metrópole.

Novos Gestores
Para as novas gestões municipais que vão assumir em 2021, a entidade lançará publicação inédita que vai orientar novos gestores sobre a questão metropolitana. A publicação será lançada em evento destinado aos gestores eleitos e reeleitos. A área de Planejamento Territorial e Habitação da CNM disponibiliza um canal para cadastro dos interessados que desejarem receber informações sobre o tema. 

Publicado em: 17 de novembro de 2020.

Fonte: https://www.cnm.org.br/

INFORMATIVOS

  • CNM - SENADO APROVA MUDANÇAS NA LEI DO FUNDO DE UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

    Saiba mais ...
  • CNM - CNM APOIA IDEIAS PARA ARRANJOS INTERMUNICIPAIS PARA A MELHORIA DA INFRAESTRUTURA

    Saiba mais ...
  • CNM - HUB DE PROJETOS: NOVA PLATAFORMA QUER FACILITAR CONEXÕES E ESTRUTURAÇÃO DE PPPS

    Saiba mais ...
  • CNM - PUBLICAÇÃO BUSCA PROJETOS RELACIONADOS À SUSTENTABILIDADE EM SANEAMENTO EM ÁREAS RURAIS

    Saiba mais ...
  • AUDESP - REPROCESSAMENTO ANÁLISES MÊS 06/2020

    Saiba mais ...
  • AUDESP - COMUNICADO SDG Nº 53/2020 - BALANÇO 3º TRIMESTRE

    Saiba mais ...
  • TCESP - PREFEITURAS JÁ INVESTIRAM R$ 4,1 BI NA PANDEMIA; UNIÃO RESPONDE POR 89% DOS REPASSES

    Saiba mais ...
  • CNM - SEGUNDA PARCELA DO FPM ENTRA NOS COFRES MUNICIPAIS NA SEXTA, VALOR R$ 811 MILHÕES

    Saiba mais ...
  • CNM - CONQUISTA: SENADO APROVA PROJETO QUE GARANTE A COMPENSAÇÃO DA LEI KANDIR; TEXTO SEGUE PARA A CÂMARA

    Saiba mais ...
  • FNDE - ASSISTÊNCIA TÉCNICA E MONITORAMENTO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SEGUEM FIRMES DURANTE A PANDEMIA

    Saiba mais ...
  • CNM - APROVADAS RECOMENDAÇÕES GERAIS À GESTÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO SUAS

    Saiba mais ...
  • CNM - DECRETO PROMOVE MUDANÇAS NOS RAPS FAVORÁVEIS AOS MUNICÍPIOS

    Saiba mais ...
  • CNM - MUNICÍPIOS PRATO CHEIO: CADASTRO DE FAMÍLIAS PODE SER FEITO ATÉ DIA 30 DE NOVEMBRO

    Saiba mais ...
  • CNM - BASE DE MUNICÍPIOS QUE INTEGRAM REGIÕES METROPOLITANAS É ATUALIZADA

    Saiba mais ...
  • PLANALTO - LEI Nº 14.085, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2020

    Saiba mais ...