CNM - PAINEL CONTRATAÇÕES RELACIONADAS À COVID-19 PODE AUXILIAR GESTORES COM AS AQUISIÇÕES
Lançado pela Controladoria Geral da União (CGU) no último dia 3 de julho, o Painel Gerencial Contratações Relacionadas à Covid-19 pode ajudar os gestores locais com as novas aquisições, uma vez que traz parâmetros de preços. A ferramenta permite acompanhar despesas realizadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios para a aquisição de bens, insumos e contratação de serviços, relacionados ao enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que, com a decretação de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) pela Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os países iniciaram suas corridas com o propósito de se adequarem à nova realidade. No Brasil, não foi diferente, e tanto o setor privado quanto o setor público tiveram de se adequar às medidas de enfrentamento. A ferramenta auxilia os gestores públicos nas aquisições relacionadas ao combate à pandemia.
Transparência e maior participação social nas ações públicas são alguns dos objetivos da ferramenta, que também foi lançado com intuito de fornecer dados gerenciais e indicar aos gestores um referencial de preços das aquisições no período da pandemia, com o objetivo de auxiliar a obtenção da melhor compra. Além dos Entes federados, os órgãos de defesa e controle também poderão utilizar a ferramenta, buscando irregularidades e até mesmo ações de investigações que estão em andamento.
Todos os dados foram coletados a partir do dia 15 de abril do presente ano com relação às contratações feitas pelos governos estaduais e municipais com mais de meio milhão de habitantes. Para facilitar a localização dos dados, a ferramenta também distribui as informações em tipos diferentes, buscando facilitar com a aplicação de filtros como “região”, “esfera administrativa”, entre outros.
As informações divulgadas no painel se referem a dados, valores de aquisições e contratações já realizadas, ou seja, valores já contratados. Sendo assim, é possível verificar se algum contrato foi cancelado ou até mesmo suspenso pelo gestor local, deixando claro se o valor foi ou não aplicado nas respectivas aquisições indicadas na contratação apresentada no painel.
A CGU ainda informa que está aberta a receber sugestões de aprimoramentos e evolução da ferramenta, abrindo a plataforma FalaBR para a população.
Publicado em 06 de julho de 2020.
Fonte: Agência CNM de Notícias, com informações da CGU
INFORMATIVOS
-
Tesouro Nacional - Nota à Imprensa
Saiba mais ... -
Sistema AUDESP – Fase V – Remessa eletrônica de informações relativas à celebração de Contratos de Gestão, Termos de Parceria, Convênios e Termos de Colaboração e Fomento.
Saiba mais ... -
Liberação do módulo de Admissão de Pessoal na Fase III – Atos de Pessoal – Piloto de testes
Saiba mais ... -
Municípios passam a ter canal de comunicação exclusivo da NFS-e
Saiba mais ... -
Sistema de Gestão do PNAE tem novo módulo para cadastro de Conselheiros da Alimentação Escolar
Saiba mais ... -
Gestão ambiental: prazo para preenchimento do Sinir termina dia 30 de abril
Saiba mais ... -
Retificação do Comunicado Audesp nº 13/2024
Saiba mais ... -
CNM apresenta proposta para previdência e desoneração da folha de pagamento dos Municípios
Saiba mais ... -
Novo Sistema de Prestação de Contas do Fnas será disponibilizado este ano
Saiba mais ... -
CNM esclarece consultas recentemente emitidas pela RFB sobre Imposto de Renda
Saiba mais ... -
FNDE adota Protocolo Digital exclusivo para recebimento de correspondências e documentos
Saiba mais ... -
Recibo de Prestação de Contas - 2023
Saiba mais ... -
IEG-M 2023 e IEG-Prev 2024 - Dados do exercício de 2023 – Encerramento do prazo de preenchimento no dia 01/04/2024
Saiba mais ... -
DRPA – Demonstrativo de Receitas Previstas e Arrecadadas – RPPS – alteração de leiaute/exclusão para nova remessa
Saiba mais ... -
Conteúdo do documento Dados de Balanços – Balanço Financeiro.
Saiba mais ...