Informativo

STN – MEIRELLES E VESCOVI DESTACAM IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA O AJUSTE FISCAL E A RETOMADA DO CRESCIMENTO


       O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, discursaram nesta quarta-feira (04/10) na abertura do IV Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público. O evento, fruto de uma parceria entre a STN e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), ocorre até sexta-feira na Escola de Administração Fazendária (Esaf).

        Vescovi destacou em sua fala a importância das reformas para o ajuste fiscal gradual que está em curso e o papel de uma contabilidade transparente e fidedigna nesse processo. "O fato é que nós precisamos mostrar para a sociedade a real situação das contas públicas, não só do governo federal como também dos governos subnacionais", afirmou ela.

         A secretária ressaltou que a contabilidade traz elementos que suscitam um bom debate na sociedade, e que esse é um dos fatores que levam ao desenvolvimento. "Temos desafios importantes, de fortalecer as regras fiscais e ter uma boa governança das contas públicas, que permitem que nós consigamos, ao longo do tempo, assegurar para o Brasil a solvência de sua dívida pública, de suas contas públicas como um todo", disse ela.

       Meirelles, por sua vez, enfatizou a importância da contabilidade na correta explicitação dos custos do setor público. "A contabilidade é algo fundamental para planejarmos e construirmos uma base sólida para o crescimento do país", disse ele. O ministro afirmou que a retomada da transparência no trato das contas públicas foi um dos fatores que promoveram a reversão do quadro recessivo em que o Brasil se encontrava.

         Tendo como público-alvo servidores públicos e profissionais da contabilidade, o seminário vai discutir a convergência às boas práticas contábeis, abordar a adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e capacitar gestores. 

         Publicado em 04 de outubro de 2017

         Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br

 


Próximo Voltar