Informativo

INEP - INEP SEGUE PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DAS SINOPSES ESTATÍSTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MUNICÍPIO


          O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Censo Escolar, disponibilizou nesta terça-feira, 2, uma versão da Sinopse Estatística da Educação Básica 2011 organizada por município. Com o novo documento, passa a ser possível acessar os dados desagregados para os 5.570 municípios brasileiros de 2011 a 2016. Até o primeiro semestre de 2018 devem ser concluídas a desagregação dos dados de 2007 a 2010.

          O documento sintetiza as principais estatísticas do Censo Escolar (escolas, turmas, docentes e matrículas) e é considerado uma referência de informações por disponibilizar uma série de dados organizados e com estrutura estável. A Sinopse Estatística é um instrumento fundamental de divulgação dos resultados da pesquisa ao permitir um acesso democrático, rápido e transparente para gestores, estudantes, pesquisadores, imprensa e sociedade em geral.

          Principais mudanças –  A remodelagem das Sinopses Estatísticas visa ampliar o escopo de dados ofertados e atender a demanda por informações. A granularidade dos dados passou ao nível de município e eles são apresentados de forma bidimensional, permitindo ao usuário analisar as informações dos atributos apresentados de forma complementar.

         Para atender aos requisitos de divulgação de dados no formato aberto, a publicação também passa a contar, além do arquivo em formato Excel®, com um novo arquivo no formato aberto de planilha eletrônica (.ODS) capaz de ser lido e trabalhado em softwares de diferentes pacotes, inclusive livres, como o Open Office e o Libre Office.

        A forma de apresentação dos dados referentes às etapas de ensino sofreram alterações metodológicas para uma melhor representação das estatísticas, adequando-as à legislação vigente e assegurando a sua comparabilidade temporal. As notas de rodapé ao final de cada tabela trazem maior detalhamento. Pautado pela transparência na divulgação de suas pesquisas, o Inep também disponibiliza em seu portal os Microdados do Censo Escolar, dos quais é possível reproduzir todas as tabelas da Sinopse.


Próximo Voltar