Informativo

CNM - SIOPS SE ADEQUA AO NOVO SISTEMA DE CONTABILIDADE DO SETOR PÚBLICO


      Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os contadores e os técnicos responsáveis de todos os entes federados responsáveis por alimentar o Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops) sobre as alterações que o sistema sofrerá, adequando-se à nova contabilidade aplicada ao setor público. As mudanças entrarão em vigor a partir do dia 10 de março deste ano.
 
      As alterações no sistema serão significativas e demandarão uma reaprendizagem e mudança de cultura, com consequente incorporação de novas técnicas e procedimentos. Elas serão impactantes não só aos profissionais da área contábil, mas também aos diversos setores e agentes públicos envolvidos com o Siops.
 
      A partir de 2016, o rol das Receitas e Despesas do Siops não contemplará mais a separação de dados em Administração Direta e Indireta, passando a ter somente as informações de Receitas e Despesas orçamentárias consolidadas.
 
      Entre as principais mudanças estão: inclusões e exclusões no rol de receitas e despesas, bem como alteração em suas codificações, procedimentos contábeis referentes às contas de dedução da receita orçamentária e criação de colunas. Como continuidade, em 2017 haverá adequações aos indicadores municipais que serão calculados automaticamente pelo próprio Siops.
 
 
Fonte: Confederação Nacional de Municípios - CNM


Próximo Voltar